parent nodes: Interpretações dos hexagramas | Phe


27, no i-ching



index do verbete
27, no i-ching
rw
iuol
jl


100 001




rw

JULGAMENTO

AS BORDAS DA BOCA. A perseverança traz boa fortuna.

Preste atenção à nutrição e àquilo que o homem procura

para encher sua própria boca.

Ao se prover cuidados e alimentos é importante que as pessoas certas sejam atendidas e que nossa própria nutrição proceda de modo correto. Para se conhecer alguém é necessário apenas observar a quem ele dispensa seus cuidados e quais os aspectos de seu próprio ser que cultiva e alimenta. A natureza alimenta todos os seres. O homem superior cultiva e promove os homens capazes, para, através deles, velar por todos os homens.

Mencius comenta a respeito: 'Tara verificarmos se alguém é um homem superior ou inferior, só precisamos observar a que parte de si ele atribui uma especial importância. O corpo tem partes superiores e inferiores, importantes e secundárias. Não devemos prejudicar as importantes em favor das secundárias, assim como não devemos prejudicar as partes superiores por causa das inferiores. Aquele que cultiva as partes inferiores de seu ser é um ser inferior. Aquele que cultiva as partes superiores de seu ser é um homem superior".

IMAGEM

O trovão na base da montanha:

a imagem de PROVER ALIMENTO.

Assim o homem superior é cuidadoso em suas palavras

e moderado no comer e beber.

"Deus surge no signo do Incitar." Quando, na primavera, as forças da vida voltam a se agitar, todas as coisas renascem. "Ele completa no signo da Quietude." No começo da primavera, quando as sementes caem na terra, todas as coisas se realizam. Isto sugere a imagem da nutrição através de movimento e tranqüilidade. O homem superior faz disso um modelo para o desenvolvimento e o cultivo de seu caráter. As palavras são um movimento do interior para o exterior. Comer e beber são movimentos do exterior para o interior. Essas duas formas de movimento podem ser moderadas através da tranqüilidade. A tranqüilidade faz com que as palavras e os alimentos não excedam ajusta medida. Deste modo cultiva-se o caráter.

LINHAS

Nove na primeira posição significa:

Você deixa escapar sua tartaruga mágica

e olha para mim, com os lábios caídos. Infortúnio.

A tartaruga mágica é um ser dotado de poderes extraordinários; pode viver do ar e não necessita de alimento material. A imagem indica que uma pessoa que poderia viver com liberdade e independência abdica dessa autonomia interior, e olha com inveja e desgosto para aqueles que estão externamente em melhor posição. Essa inveja mesquinha só provoca ironia e desprezo por parte dos outros. Isso leva a maus resultados.

Seis na segunda posição significa:

Dirigir-se ao alto em busca de alimento,

afastar-se do caminho para buscar alimento na colina:

caso se continue a agir assim, isso trará infortúnio.

Em geral ou as pessoas provêm seu próprio alimento ou são alimentadas por aqueles que têm esse dever e direito. Se, por uma fraqueza interior, alguém não é capaz de se manter, um certo mal-estar sobrevém. Isto se deve ao fato de se estar fugindo à responsabilidade de um correto meio de vida e aceitando ser sustentado pelo favor daqueles que se encontram em melhor posição. Isso é indigno, pois assim o homem se desvia de sua verdadeira natureza. Aquele que prossegue nessa atitude será levado ao infortúnio.

Seis na terceira posição significa:

Afastando-se da nutrição.

A perseverança traz infortúnio.

Durante dez anos, não atue dessa forma.

Nada é favorável.

Aquele que procura o alimento que não nutre, tenderá do desejo à gratificação, e na gratificação despertará para o desejo. Uma desenfreada busca de prazer na satisfação dos sentidos jamais leva à meta. Nunca (dez anos é um ciclo completo) se deve seguir um tal caminho, pois dele nada de bom resultará.

Seis na quarta posição significa:

Dirigir-se ao alto em busca de alimento traz boa fortuna.

Espreitando em torno com o olhar cortante

como o de um tigre numa avidez insaciável.

Nenhuma culpa.

Ao contrário do seis na segunda posição, que significa um homem voltado apenas para vantagens pessoais, a linha na quarta posição refere-se a alguém que, ocupando uma alta posição, aspira por fazer brilhar sua luz. Para isso precisa de ajuda, uma vez que sozinho não poderá alcançar sua elevada meta. Ávido como um tigre faminto, ele sai à procura das pessoas certas. Como não se está trabalhando em proveito próprio, mas para o bem comum, tal empenho não é um erro.

Seis na quinta posição significa:

Desviar-se do caminho.

Permanecer perseverante traz boa fortuna.

Não se deve atravessar a grande água.

Um homem está consciente de uma deficiência sua. Ele deveria prover alimento às pessoas mas não tem força para tanto. Assim sendo, ele deve se afastar do caminho habitual para pedir conselho e ajuda a um homem que lhe é espiritualmente superior, ainda que na aparência externa não se destaque. Mantendo-se esta atitude com perseverança, sucesso e boa fortuna estarão garantidos. Mas é necessário permanecer consciente de sua posição dependente. Não se deve procurar pôr sua própria pessoa em destaque nem tentar empreender grandes tarefas, tais como atravessar a grande água.

Nove na sexta posição significa:

A fonte da nutrição.

A consciência do perigo traz boa fortuna.

É favorável atravessar a grande água.

Aqui se descreve um sábio da mais elevada estirpe, do qual emanam todas as influências que provêm alimento aos outros. Tal posição implica em grave responsabilidade. Se ele permanecer consciente desse fato, terá boa fortuna e poderá, confiante, empreender grandes e difíceis tarefas como atravessar a grande água. Tais realizações trarão felicidade geral, para ele e para todos.

iuol

nota do autor

Este hexagrama é a imagem de uma boca aberta; acima e abaixo as linhas firmes dos lábios e entre elas a abertura da boca. Começando com a imagem da boca, através da qual o homem ingere os alimentos com os quais se nutre, o hexagrama prossegue com a idéia da nutrição ele própria. As três linhas inferiores representam nutrir-se a si mesmo, em específico ao corpo. As três linhas superiores representam alimentar e cuidar dos outros num sentido mais elevado, espiritual.

nota do autor

Os governantes do hexagrama são os seis na quinta posição e o nove ao alto. O Comentário sobre a Decisão refere-se a eles quando diz: "Ele alimenta os homens de valor e assim abrange o povo inteiro".

seqüência ;

Quando as coisas são firmemente retidas, há alimentos. Por isso a seguir vem o hexagrama: AS BORDAS DA BOCA. As Bordas da Boca significa prover alimento.

coletânea das indicações

AS BORDAS DA BOCA significa nutrir aquilo que é correto.

Os dois trigramas básicos se opõem em seus movimentos. Kên, o superior, permanece quieto; Chên, o inferior, move-se para o alto. Isso indica os maxilares e os dentes. O maxilar superior não se move, o maxilar inferior se move, por isso o hexagrama chama-se AS BORDAS DA BOCA. Ao contrário do hexagrama 5, Hsü, A ESPERA, que também trata de nutrição mas enfatiza a dependência alimentar do homem, o tema do hexagrama I trata, isto sim, do papel ativo do homem na administração de alimentos. Há um significado secundário: o de nutrir em primeiro lugar os homens de valor, de modo que, assim, o povo também possa ser alimentado. Os dois hexagramas mostram a nutrição como um processo natural (Hsü, A ESPERA) e como um problema social (I. AS BORDAS DA BOCA). Existe um contraste análogo entre os dois hexagramas que simbolizam a nutrição em si mesma: o hexagrama 48, Ching, O POÇO, representa a água necessária à nutrição; o hexagrama 50, Ting, O CALDEIRÃO, representa a comida necessária para a nutrição.

julg amento

AS BORDAS DA BOCA.

A perseverança traz boa fortuna.

Presta atenção à nutrição e àquilo que o homem procura para encher sua própria boca.

comentário sobre a decisão

"AS BORDAS DA BOCA. A perseverança traz boa fortuna." Quando se nutre aquilo que é correto, a boa fortuna surge. "Preste atenção à nutrição", isto é, preste atenção àquilo que alimenta um homem. "Aquilo que o homem procura para encher sua própria boca", isto é, preste atenção àquilo com que um homem se alimenta. O céu e a terra alimentam todos os seres. O santo sábio alimenta os homens de valor e abrange, assim, o povo inteiro. Verdadeiramente grande é a época de PROVER ALIMENTO.

Enquanto imagem, o hexagrama é concebido como um todo; como a imagem de uma boca aberta. Portanto, não é necessário explicar a procedência do significado de nutrição. O hexagrama enfatiza a idéia de que, quanto ao modo de prover alimentos, tudo depende de estar em harmonia com o que é correto. de acordo com o caráter dos dois trigramas movimento e quietude não há relação de correspondência entre as linhas relevantes do trigrama inferior e superior. O trigrama inferior procura alimento para si, o superior provê alimento para outros.

imag em

O trovão na base da montanha:

a imagem da NUTRIÇÃO.

Assim, o homem superior é cuidadoso em suas palavras e moderado no comer e no beber.

O trovão é o trigrama no qual Deus surge, a montanha é o trigrama no qual todas as coisas se completam. 70 Esta é a imagem de PROVER ALIMENTO. Os movimentos da boca, a fala e a ingestão de alimentos se deduzem da imagem da boca aberta, sugerida pelo hexagrama quando este é considerado como um todo. Esses movimentos correspondem ao caráter do trigrama Chên, mas precisam ser moderados para que sejam corretos. isso corresponde ao caráter do trigrama Kên.

linha móvel na osicaoextenso(1] posição

Nove na primeira posição:

a) Você deixa escapar sua tartaruga mágica, e olha para mim com os lábios caídos.

Infortúnio.

b) "Você olha para mim com os lábios caídos":

isso realmente não é digno de respeito.

Em sua estrutura, o hexagrama inteiro lembra o trigrama Li, o Aderir, por isso a imagem da tartaruga.

O hexagrama contém três idéias: alimentar a si mesmo, alimentar os outros, ser alimentado por outros. A linha forte ao alto, governante do hexagrama, alimenta os outros. As linhas maleáveis ao meio dependem de outros para lhes prover alimentos. A linha forte abaixo, na verdade, deveria estar em condições de alimentar a si mesma (a tartaruga mágica não necessita do alimento terrestre, mas pode viver do ar). Entretanto, em vez disso, ela também se dirige à fonte comum de nutrição e deseja ser alimentada com os outros. Isso é desprezível e desastroso. "Você" refere-se ao nove inicial; "eu", ao nove na última posição.

linha móvel na osicaoextenso(2] posição

Seis na segunda posição:

a) Dirigir-se ao alto em busca de alimento, afastar-se do caminho para buscar alimento na colina: caso se continue a agir assim, isso trará infortúnio.

b) Se o seis na segunda posição continuar agindo assim, isso trará infortúnio, pois ao ir adiante ele perde sua natureza.

O seis na segunda posição poderia procurar alimento recorrendo a seu semelhante, o nove inicial. Em vez disso, ele se afasta desse caminho e dirige-se ao alto em busca de alimento, recorrendo ao governante superior do hexagrama (o trigrama superior é Kên, a montanha). Isso traz infortúnio.

Há uma outra interpretação: "Procurar alimento no sentido contrário (ou seja, recorrendo ao nove inicial) ou afastar-se do caminho para buscar alimento na colina (ou seja, recorrendo ao nove na última posição) traz infortúnio".

linha móvel na osicaoextenso(3] posição

Seis na terceira posição:

a) Afastando-se da nutrição. A perseverança traz infortúnio.

Durante dez anos não atue dessa forma. nada é favorável.

b) "Durante dez anos não atue dessa forma", pois isso é demasiado contrário ao caminho correto.

Essa linha, estando ao alto do trigrama Chên, movimento, também procura obter alimento do nove na última posição em vez de recorrer ao nove abaixo. O trigrama nuclear K´un indica os "dez anos", pois é o seu número. A razão pela qual esta conduta é tão duramente criticada é que a linha procura vantagens pessoais com base em relação de correspondência, o que não é válido neste hexagrama.

linha móvel na osicaoextenso(4] posição

Seis na quarta posição:

a) Dirigir-se ao alto em busca de alimento traz boa fortuna.

Espreitando em torno com o olhar cortante como o de um tigre numa avidez insaciável. Nenhuma culpa.

b) A boa fortuna decorrente de dirigir-se ao alto em busca de alimento consiste no fato de que aquele que está acima emite luz.

Essa linha também se dirige ao nove na última posição em busca de alimento, mas como ambas fazer parte do mesmo trigrama, isso traz boa fortuna, ao contrário do destino do seis na segunda posição. "Espreitando em torno com o olhar cortante" deriva da forma do hexagrama, que lembra Li. O trigrama Li significa também os olhos.

linha móvel na osicaoextenso(5] posição

Seis na quinta posição:

a) Desviar-se do caminho. Permanecer perseverante traz boa fortuna. Não se deve atravessar a grande água.

b) A boa fortuna de permanecer perseverante deriva do fato de seguir àquele que está acima com devoção.

Essa linha está na posição do governante, porém, sendo maleável e submissa, mantém uma relação de receptividade com a linha forte acima. Por isso se subordina a ela com devoção. (Quando este hexagrama muda e se converte ano hexagrama seguinte, o trigrama superior Kên transforma-se em Tui, lago. A quinta linha ocupa, então, o centro da água; por isso não é favorável atravessar a grande água.)

linha móvel na osicaoextenso(6] posição

Nove na sexta posição:

A) A fonte da nutrição. A consciência do perigo traz boa fortuna. É favorável atravessar a grande água.

b) "A fonte da nutrição. A consciência do perigo traz boa fortuna." Ele tem grandes bênçãos.

O perigo deriva da responsabilidade da posição que esta linha ocupa ao alto do hexagrama e, mais ainda, pelo fato de o governante maleável na quinta posição lhe conferir autoridade e honrarias. Mas nesta posição ela concede grandes bênçãos. Tendo consciência do perigo, a linha pode empreender grandes obras, tais como a travessia da grande água. (Quando este hexagrama muda e se converte no hexagrama seguinte, essa linha passa a ocupar a posição na superfície de Tui, o lago, e por isso não corre o perigo de se afogar, como a linha precedente.)

jl

Î indicates that with firm correctness there will be good fortune (in what is denoted by it). We must look at what we are seeking to nourish, and by the exercise of our thoughts seek for the proper aliment.

1. The first NINE, undivided, (seems to be thus addressed), 'You leave your efficacious tortoise, and look at me till your lower jaw hangs down.' There will be evil.

2. The second SIX, divided, shows one looking downwards for nourishment, which is contrary to what is proper; or seeking it from the height (above), advance towards which will lead to evil.

3. The third SIX, divided, shows one acting contrary to the method of nourishing. However firm he may be, there will be evil. For ten years let him not take any action, (for) it will not be in any way advantageous.

p. 115

4. The fourth SIX, divided, shows one looking downwards for (the power to) nourish. There will be good fortune. Looking with a tiger's downward unwavering glare, and with his desire that impels him to spring after spring, he will fall into no error.

5. The fifth SIX, divided, shows one acting contrary to what is regular and proper; but if he abide in firmness, there will be good fortune. He should not, (however, try to) cross the great stream.

6. The sixth NINE, undivided, shows him from whom comes the nourishing. His position is perilous, but there will be good fortune. It will be advantageous to cross the great stream.

Footnotes

115:XXVII Î is the symbol of the upper jaw, and gives name to the hexagram; but the whole figure suggests the appearance of the mouth. There are the two undivided lines at the bottom and top, and the four divided lines between them. The first line is the first in the trigram Kăn, denoting movement; and the sixth is the third in Kăn, denoting what is solid. The former is the lower jaw, part of the mobile chin; and the other the more fixed upper jaw. The open lines are the cavity of the mouth. As the name of the hexagram, Î denotes nourishing,--one's body or mind, one's self or others. The nourishment in both the matter and method will differ according to the object of it; and every one must determine what to employ and do in every case by exercising his own thoughts, only one thing being premised,--that in both respects the nourishing must be correct, and in harmony with what is right. The auspice of the whole hexagram is good.

The first line is strong, and in its proper place; its subject might suffice for the nourishing of himself, like a tortoise, which is supposed to live on air, without more solid nourishment. But he is drawn out of himself by desire for the weak 4, his proper correlate, at whom he looks till his jaw hangs down, or, as we say, his mouth waters. Hence the auspice is bad. The symbolism takes the form of an expostulation addressed, we must suppose, by the fourth line to the first.

The weak 2, insufficient for itself, seeks nourishment first from p. 116 the strong line below, which is not proper, and then from the strong 6, not its proper correlate, and too far removed. In either case the thing is evil.

Line 3 is weak, in an odd place; and as it occupies the last place in the trigram of movement, all that quality culminates in its subject. Hence he considers himself sufficient for himself, without any help from without, and the issue is bad.

With line 4 we pass into the upper trigram. It is next to the ruler's place in 5 moreover, and bent on nourishing and training all below. Its proper correlate is the strong 1; and though weak in himself, its subject looks with intense desire to the subject of that for help; and there is no error.

The subject of line 5 is not equal to the requirements of his position; but with a firm reliance on the strong 6, there will be good fortune. Let him not, however, engage in the most difficult undertakings.

The topmost line is strong, and 5 relies on its subject; but being penetrated with the idea of the hexagram, he feels himself in the position of master or tutor to all under heaven. The task is hard and the responsibility great; but realising these things, he will prove himself equal to them.
ENCYCLOPAEDIA V. 51-0 (11/04/2016, 10h24m.), com 2567 verbetes e 2173 imagens.
INI | ROL | IGC | DSÍ | FDL | NAR | RAO | IRE | GLO | MIT | MET | PHI | PSI | ART | HIS | ???